Ciclo de Tratamento - Prótese de Membro Inferior

Nosso Círculo de Tratamento mostra os diferentes passos envolvidos no processo de ortetização. Aqui encontrará informações detalhadas sobre o que esperar dos nossos serviços antes, durante e após a protetização.

Nosso principal objetivo é restaurar sua mobilidade, o que inclui aumentar seu nível de independência e maximizar sua qualidade de vida. Voce pode contar com nosa equipe de reabilitação composta por Engenheiro Biomédico, Terapeutas, prótesista / ortesista, bem como a sua família e amigos. Todo o processo pode demorar alguns meses, dependendo de vários fatores, entre outros a sua própria motivação e participação.


1. Avaliação

1. Avaliação

Inicialmente, uma entrevista pessoal e exame físico minucioso são realizados.

  • Exame inicial antes da amputação

    Entrevista pessoal com o seu médico

    Antes da cirurgia de amputação você tem uma entrevista pessoal e vários exames físicos completos com o seu médico. Testes feitos lá incluem análise de sangue, raios-X de seus pulmões, bem como verificações de seu coração e funções circulatórias. O seu médico informa-o detalhadamente sobre o que acontece durante e após a amputação e tem a oportunidade de fazer todas as perguntas relevantes para si. O nosso conselho é tomar notas com antecedência para que você não se esqueça de pedir qualquer coisa que parece importante.

    No caso de um acidente traumático você deve conversar com seu médico após a cirurgia. Nós, do FollowUp, queremos nos envolver no processo de reabilitação o mais cedo possível, para que possam responder às suas perguntas e dar uma idéia do que esperar durante o processo de reabilitação. Além disso, podemos cooperar com seus médicos para alcançar os melhores resultados possíveis para você. Tudo o que você precisa fazer é ligar para o local antes da cirurgia e marcaremos uma avaliação.

  • Apoio Psicológico

    Aconselhamento psicológico com o membro de sua equipe de tratamento

    Sabemos que uma amputação é uma grande mudança. No entanto, você não tem que carregar este fardo sozinho. A equipe de reabilitação pode apoia-lo e ajudar nas respostas às suas perguntas. Não sinta vergonha de falar sobre seus medos. Quanto mais cedo você procurar apoio, melhor, o que facilitará a recuperar a sua qualidade de vida.

  • Conversando com outros amputados

    Falar com outros amputados tem uma influência positiva

    Falar com outros amputados permite que você obtenha novas idéias sobre como outros amputados lidam com a situação. Além disso, você pode obter conselhos valiosos sobre como viver com uma prótese, o processo de adaptação e como outros utilizar sua prótese no dia-a-dia.

  • Estado do membro residual e avaliação após amputação

    Avaliação física minuciosa com o seu protesista

    Imediatamente após a amputação o objetivo prinicipal é a cicatrização para que você possa iniciar a terapia o mais rapido possível. É provável haja um dreno no membro residual após a amputação para drenar fluidos e sangue fora da ferida.

    Para encontrar a melhor solução protética para você, nós realizamos uma avaliação e um exame físico completo no FollowUP Clinical Center

2. Terapia

2. Terapia

A finalidade da Terapia é prepara-lo para uma adaptação protética

  • Terapia do Edema

    Terapia de Edema

    O edema inicial no membro após a amputação é esperado. Esta é uma reação normal e saudável à cirurgia e geralmente desaparece após algumas semanas. Enquanto isso, o membro residual precisa ser enfaixado para que o inchaço diminua. Isso é feito para evitar o edema residual, pois além de retardar a cicatrização pode demorar mais para o membro residual atingir sua forma final.

  • Terapia de Compressão

    Terapia de Compressão com bandagens elásticas

    Quando o curativodo ferimento ou o encaixe de membro residual é removido, as faixas de compressão são aplicadas usando uma técnica especial de bandagem. Isso promove a circulação em seu membro residual, reduz a dor e ajuda a melhorar a cicatrização do ferimento, bem como a formação do membro residual. Nos primeiros dias e semanas após a cirurgia, seu membro residual é vendado pelo seu terapeuta ou equipe de enfermagem. Esta compressão um tanto elaborada com bandagens elásticas tem a vantagem de que o curativo pode ser adaptado individualmente ao seu membro residual e nível de amputação. Mais tarde, a equipe de enfermagem ou seus médicos podem te mostrar como colocar o curativo de compressão em si mesmo. Você tem que usar o curativo de compressão o tempo todo até que o membro residual se cure. Assim que tudo estiver curado, você pode tentar dormir uma noite sem o curativo após consultar o seu médico, protesista ou terapeuta. Se o membro residual exibir inchasso novamente na manhã seguinte, a terapia de compressão tem que ser continuada.

    Além das faixas elásticas, liners de silicone é outra opção de compressão. Os liners de silicone estão disponíveis em tamanho padrão. O liner exerce a mesma pressão em seu membro residual, trazendo-o na forma correta. Seu Protesista lhe dará mais informações sobre como usar corretamente e limpar seu redutor de coto.

  • Postura Correta

    O posicionamento correto após a cirurgia de amputação ajuda a evitar que os músculos e articulações encurtem ou endureçam

    Imediatamente após a cirurgia talvez voce não consiga se virar na cama sozinho, portanto, a equipe de enfermagem deverá mudar sua posição várias vezes ao dia para ajudar a prevenir lesões. Isso também permite que você encontre uma posição livre de dor e reduza o risco de contrações de flexão, que é uma limitação na amplitude de movimento do quadril ou joelho que poderia dificultar sua reabilitação. Seu posicionamento na cama deve ser feito de tal forma que os músculos e as articulações mais próximas ao membro residual não encurtem nem atrofiem. Como se posicionar corretamente será mostrado a você pelo seu médico ou terapeuta.

  • Preparação orientada para a sua protetização

    Primeiros exercícios de terapia após cirurgia de amputação para fortalecer os músculos

    A fisioterapia é um passo fundamental para recuperar a sua mobilidade. Sua equipe composta por protesista, médicos e terapeutas devem criar um programa de exercicios sob medida para você. Aconselhamos iniciar a fisioterapia o mais rapido possível após a cirurgia para fortalecer os músculos. Um dos primeiros exercícios que médicos e terapeutas devem praticar com você é transferir da cama para cadeira de rodas.

    Seu médico ou terapeuta também irá mostrar-lhe outros exercícios para melhor prepará-lo para o processo de protetização.

  • Fortalecimento Muscular

    Treinamento muscular como preparação para o uso de prótese

    O treinamento muscular funciona como uma preparação para seus músculos para usar uma prótese. O treinamento consiste principalmente de exercícios para fortalecer seus músculos do tronco, braço e perna, bem como alongamento e exercícios de equilíbrio. O treinamento pode ser realizado com pesos leves e faixas elásticas na posição deitada, sentada ou de pé. O membro residual também deve ser incluído no treinamento. Para um trabalho bem sucedido sua participação ativa é fundametal. Seu terapeuta irá mostrar-lhe os exercícios corretos.

3. Recomendação Protética

3. Recomendação Protética

Momento no qual você aprende qual prótese é mais adequada e quais objetivos pessoais deseja atingir.

  • Orientação

    Conselhos do seu prótesista para encontrar a prótese de perna perfeita para o seu caso individual

    Seu protesista no Centro Clínico FollowUP considera todos os fatores que influenciam a seleção de uma prótese. Estes incluem o seu estado físico e clinico, o nível de amputação, a sua motivação e as exigências que você coloca sobre a prótese, bem como o seu ambiente profissional e social. As opções oferecidas pelas modernas próteses da Ottobock atendem às exigências da vida diária. O protesista ajuda-o a escolher os melhores componentes protéticos. Geralmente sua prótese de perna cumpre a função de restaurar sua qualidade de vida, evitando problemas de postura, bem como deficiências de equilíbrio e ajuda a evitar a tensão excessiva de sua perna sadia.

4. Tomada de medida

4. Tomada de medida

Momento em que o protesista toma suas medidas corporais.

  • Importância da correta tomada de medida

    O protesista toma suas medidas individuais do corpo

    Para nós, da FollowUP recuperar a mobilidade significa que você pode contar com sua prótese em todas as suas atividades diárias. Você precisa ser capaz de controlar a prótese durante cada fase de movimento para se beneficiar plenamente de suas funções e desfrutar de padrões de movimento suave. Portanto, o componente que liga o membro residual à prótese, conhecido como Encaixe, precisa estar perfeitamente ajustado, como um bom sapato. Para garantir o ajuste correto do encaixe, bem como de toda a prótese é essencial tomar medidas detalhadas do membro residual e do corpo. É por isso que a Ottobock desenvolve constantemente novos métodos de medição que são utilizados nos nossos Centros de Competência em todo o mundo. Dependendo da condição de seu membro residual, empregamos métodos baseados digitalmente ou usamos moldes de gesso para tomar suas medidas o mais preciso possível.

5. Produção

5. Produção

Segue a fabricação da Prótese

  • Produção Individualizada

    Produção de sua prótese de perna personalizada

    Usando as medidas o protesista produz um modelo do seu membro residual que é a base para a fabricação de um encaixe provisório termoplástico. Depois de ter determinado todos os componentes protéticos seu protesista monta uma prótese provisória completa e faz o alinhamento.

6. Montagem

6. Montagem

Durante a montage, o protesista irá adaptar sua prótese às suas necessidades.

  • Prótese provisória

    Protese de perna provisório

    O seu protesista decidirá se uma prótese de perna provisória é necessária no seu caso com base nas suas necessidades individuais, desejos e na condição de seu membro residual. Devido ao fato de que o encaixe provisório ser feito de um material termoplástico que permite que seu protesista reaja a flutuações de volume em seu membro residual e para certificar-se de que o encaixe está perfeitamente confortável para você. Você usará a prótese provisória para exercícios precoce de pé e caminhar que tem uma influência positiva na cura e modelagem de seu membro residual. A prótese provisória consiste de todas as partes que sua última prótese de perna contempla - o pé protético, uma articulação do joelho onde aplicável, adaptadores e o encaixe. Você precisará visitar o Centro Clínico FollowUp Ottobock várias vezes para que ajustes sejam implementados. Sabemos que isso pode ser percebido como um processo tedioso, no entanto, ser paciente nesta fase do seu encaixe, uma vez que determina o ajuste perfeito da sua última perna prótese. Depois de não mais flutuações de volume ocorrer no seu membro residual a adequação dos componentes protéticos, bem como o seu encaixe intermediário é avaliado. Quando tudo estiver sob sua satisfação sua prótese de perna definitiva será fabricada.

  • Prótese Definitiva

    Protese de perna definitiva

    Quando um encaixe confortável do seu encaixe for conseguido após vários acessórios de teste e todos os componentes protéticos foram selecionados cuidadosamente sua prótese de perna definitiva pode ser montada. O processo de alinhamento protético pode variar de paciente para paciente, dependendo de sua postura corporal e altura. Tenha certeza de que seu protético irá te aconselhar sobre a melhor solução protética para você. Uma vez que sua prótese de perna definita estiver pronta com acessórios adicionais de teste, o seu protesista irá verificar o alinhamento protético e precisamente adaptar a prótese para suas necessidades. Nesta fase, sua prótese também pode ser equipada com uma capa de silicone personalizada.

7. Reabilitação

7. Reabilitação

Aqui você aprende como lidar corretamente com a prótese na vida diária.

  • O processo de reabilitação

    Reabilitação para amputados de perna

    Para garantir que você utilize toda tecnologia de sua prótese, nossa terapeuta vai acompanhá-lo durante o processo de reabilitação no FollowUP Clinical. O objetivo da reabilitação é treinar o uso da prótese e com o objetivo final de lhe proporcionar a máxima mobilidade e independência.

    O inicio do treinamento depende da condição do membro residual. A fase de reabilitação começa quando o membro residual esta totalmente cicatrizado, o que pode levar até 6 meses após a amputação. Você pode influenciar diretamente no sucesso da reabilitação através da sua participação ativa, estando motivado e confiante.

  • Cuidados com o Membro Residual

    Cuidado de seu membro residual, aplicando creme para manter a pele macia e flexível

    Durante a reabilitação você aprende como cuidar do membro residual. Os terapeutas irão guiá-lo e fornecer-lhe conselhos valiosos. Para evitar a pele áspera e escamosa você deve lavar o membro com sabão neutro duas vezes por dia.
    A fim de evitar infecções é importante estar atento às dobras da pele e cicatrizes. Verifique lesões na pele, pontos de pressão e bolhas pois estes exigem tratamento médico. Para ver o lado de trás do seu membro residual mais confortavelmente você pode fazer uso de um espelho. A flexibilidade da cicatriz pode ser obtida alongando suavemente e massageando-a.

  • Cuidados com a perna sadia

    Cuidados com a perna sadia

    A perna sadia está sujeita a um maior desgaste devido ao membro residual inicialmente não suportar peso. Portanto, você também deve inspecionar sua perna sadia para detectar lesões menores que podem se tornar infecciosas. Neste caso, por favor consulte o seu médico para um tratamento adequado. Além disso, você não deve andar, ficar de pé ou transferir para uma cadeira de rodas descalço para evitar ferimentos. É melhor para você usar sapatos confortáveis com palmilhas se necessário.

  • Correta colocação e retirada

    Durante a reabilitação, você também aprenderá a colocar e tirar corretamente sua prótese.

    Durante a reabilitação, você também aprenderá a colocar e tirar corretamente sua prótese. Existem várias maneiras de colocar uma prótese de perna dependendo da própria prótese e das características de seu membro residual. O terapeuta irá mostrar a melhor solução para você colocar e tirar sua prótese com confiança.

  • Sentando e levantando

    Sentando e levantando corretamente com uma prótese de perna personalizada

    Após aprender a vestir a prótese, você aprende como levantar e sentar. Os exercícios precisos dependem dos componentes usados em sua prótese e, naturalmente, serão mostrados a você pelo seu terapeuta. Os usuários com amputações abaixo do joelho (transtibial) devem tentar colocar peso em ambas as pernas ao sentar-se que é um alívio significativo para o lado sadio e ajuda a prevenir problemas prematuros de tensão excessiva. As articulações do joelho C-Leg® e Genium® permitem que os amputados acima do joelho (transfemoral) equilibrem seu peso em ambas as pernas pela mesma razão.

  • Andando com a Prótese

    Andar entre barras paralelas com sua prótese de perna individual

    O treino de marcha baseia-se nos exercícios de equilíbrio e coordenação, no fortalecimento da pelve e dos músculos da parte superior do corpo, bem como exercícios de suporte de peso no lado da prótese. O programa de exercícios é projetado individualmente e leva em conta suas necessidades. O treino de marcha começa quando você se sentir confortável e confiante no uso de sua prótese. Você pode influenciar positivamente o treino da marcha, fortalecendo seus músculos para uma postura corporal estável com antecedência. Durante o processo de treinamento você primeiro aprenderá a andar entre as barras paralelas. Seus auxílios para caminhar serão gradualmente reduzidos para você caminhar de forma independente. Você terá nosso suporte para essa transição, aprendendo a usar técnicas de caminhada corretamente. Você também aprenderá a empregar técnicas especiais que lhe permitem caminhar em rampas e escadas.

8. Controle de Qualidade

8. Controle de Qualidade

Em conjunto com a equipe de reabilitação você discute “até onde pode ir” com a prótese.

  • Ajustes Finais

    Ajustes finais da prótese de perna com o seu médico, próteste e terapeuta

    Após o ajuste bem sucedido, período de adaptação e reabilitação, você estará pronto para viver os desafios da vida diária em ambientes sociais e profissionais. Nossa equipe multidisciplinar composta do terapeuta e protesista fará a aprovação final de sua prótese e entregarão um manual contendo todas as informações importantes, bem como todas as orientações que você precisa sobre o uso de sua prótese.

9. Follow-up

9. Follow-up

O Centro Clínico FollowUP mantem contato com você

  • Mantenha contato

    O Centro Clínico FollowUp mantém contato contínuo com você

    A FollowUP considera-se como um parceiro de longo prazo para você alcançar todos os seus os desafios. É por isso que, mesmo após sua reabilitação bem sucedida, nós ainda mantemos contato com você. Recomendamos que você nos visite para check-ups regulares para que possamos determinar se ajustes precisam ser feitos. Para continuar o treinamento em casa, criamos o aplicativo "Fitness for Amputees", que apresenta exercícios para melhorar a sua força e resistência, bem como a coordenação e equilíbrio. Faça o download gratuito do aplicativo para dispositivos IOS e Android:

    Fitness for Amputees app

1. Avaliação